
Dados, Estratégia e Inteligência Artificial
O objetivo do curso é capacitar jornalistas e profissionais de comunicação a atuarem de forma estratégica durante as eleições nacionais de 2026, dominando diagnóstico político, análise de dados, ferramentas de monitoramento, planejamento de campanhas, produção de conteúdo e o uso de inteligência artificial para otimizar processos e ampliar oportunidades de renda.
O que você vai aprender nas aulas AO VIVO
- Oferecer serviços de assessoria, consultoria e apoio estratégico a candidatos e campanhas.
- Elaborar diagnósticos de cenário político e eleitoral.
- Realizar benchmarking de campanhas anteriores e concorrentes.
- Utilizar ferramentas de monitoramento e análise de dados em redes sociais e bases oficiais.
- Criar relatórios estratégicos e dashboards de acompanhamento.
- Produzir conteúdo multimídia adaptado às eleições.
- Aplicar inteligência artificial na rotina de análise, planejamento e produção de conteúdo.

Com quem você vai aprender

- Yuri Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Marketing (USP), Psicologia Social e Antropologia (FAMEESP) e Jornalismo Contemporâneo (Unijorge). É professor de cursos de pós-graduação (UCSal) e da Escola Baiana de Comunicação, além de lecionar no curso de Graduação em Jornalismo e Marketing da Faculdade 2 de Julho.
- Criador do Método CAOS, atua em campanhas desde 2006 nas áreas de estratégia, análise de dados e gestão de comunidades. Participou das campanhas vitoriosas de Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, na Bahia. Atuou em campanhas eleitorais em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Maranhão, Tocantins e Pernambuco. Nas últimas eleições municipais, trabalhou em 21 campanhas, sendo vitorioso em 13 delas. Em 2025, integrou a equipe de marketing do primeiro-ministro eleito de Portugal.
- É fundador do LabCaos, hub especializado em ciência de dados, inteligência e monitoramento de mídias sociais, centro de estudo, pesquisa e análise de dados, oferecendo serviços para empresas, instituições e políticos no Brasil. Implantou e coordenou o núcleo de inteligência e monitoramento do Governo do Estado da Bahia, foi assessor de comunicação de órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e trabalhou nos principais jornais do Nordeste.
Módulos
Dia 14 de outubro de 2025, das 19h às 21h30
Diagnóstico e Benchmarking Político
Panorama das oportunidades para jornalistas nas eleições de 2026.
Diagnóstico político: leitura de cenário, identificação de forças e fraquezas.
Benchmarking: análise comparativa de campanhas anteriores e atuais.
Ferramentas para diagnóstico rápido (Google Trends, SimilarWeb, FanPageKarma, bases do TSE).
Neste módulo, você vai aprender na prática como elaborar um diagnóstico de um candidato.
Dia 16 de outubro de 2025, das 19h às 21h30
Monitoramento, Dados e Planejamento Estratégico
Ferramentas de monitoramento de redes (Awario, Buzzmonitor, Sprout Social).
Análise de dados eleitorais: métricas de engajamento e bases oficiais.
Planejamento estratégico: da coleta de dados à formulação de narrativas.
Relatórios e dashboards de acompanhamento diário.
Neste módulo, você vai aprender na prática como elaborar um relatório de performance e social listening de um candidato.
Dia 21 de outubro de 2025, das 19h às 21h30
Produção de Conteúdo e Inteligência Artificial
Aplicações da IA para o jornalismo político (ChatGPT, Gemini e Perplexity).
Criação de prompts para relatórios, diagnósticos e conteúdos eleitorais.
Neste módulo, você vai aprender na prática a usar a Inteligência Artificifical para a produção de conteúdo.